Olá, seguidores do Baú!
Seguimos essa semana falando sobre Folclore!
O tema de hoje é: Brincadeiras Folclóricas.
No nosso folclore, temos vários tipos de brincadeiras folclóricas. Desde aquelas simples, individuais, como a cama de gato como os grandes jogos. hoje começaremos exatamente por estes últimos.
Vamos lá?
Segundo o site Toda Matéria, as brincadeiras folclóricas reúnem diversos jogos tradicionais e populares. Essas brincadeiras são passadas de geração em geração e normalmente não possuem um autor definido. Portanto, elas podem sofrer algumas modificações, seja no nome ou nas regras, dependendo da região do país.
Lembre-se que o folclore reúne diversas expressões de caráter popular, como as lendas, músicas, cantigas, danças, crenças, festas, provérbios, adivinhações, anedotas, parlendas, etc.
Hoje vamos ver aqui alguns JOGOS FOLCLÓRICOS, ok?
Amarelinha
Jogada em grupo, no chão é desenhada uma sequência de uma e depois duas quadras. São feitos dez quadrados e cada um leva um número (de 1 a 10).
Com uma pedra, por exemplo, cada jogador deve acertar na casa dos números em sequências e ir pulando (com um e dois pés) cada quadra, até chegar no final.
O jogador não pode pisar no número que está a pedra, nem nas linhas dos quadrados. Assim, ganha quem conseguir atingir todos os números e pular sem pisar fora ou na quadra que está lançada a pedra. Clique aqui para ver como se joga!
Pique Bandeira (Bandeirinha ou Rouba Bandeira)
Segundo o site Colégio Web, assim que forem separadas, as equipes deverão se empenhar em atravessar o território do time oponente, com cuidado, para tentar pegar a bandeira que está lá, protegida e sair do espaço sem ser pego pelas pessoas dessa equipe – caso aconteça, cabe aos membros da equipe que sofreu a baixa, se organizar para resgatá-lo. Tudo isso sem deixar que a bandeira da própria equipe seja roubada. Emoção pura, não é mesmo? O time vencedor é o que conseguir levar a bandeira do adversário para a sua equipe. Lembrando que a bandeira pode ser qualquer coisa - desde um pedaço de pano até os chinelos dos participantes. Clica aqui para assistir a uma explicação pra lá de divertida da Nickelodeon
Pique Pega (Pega pega, Pique Tá)
Em grupo, uma pessoa é escolhida para ser o pegador de outras. Assim que este encosta a mão em outras, a pessoa fica fora de jogo. O objetivo é tocar em todos os jogadores.
Há diversas versões dessa brincadeira popular. Uma delas é quando o pegador toca numa pessoa, essa muda sua posição e passa a pegar as outras.
Taco
O site Cool kids ensina dessa forma:
Divida grupo em dois times: um começa com os tacos – são os rebatedores – e outro com a bola – são os lançadores.
No campo, desenhe dois círculos com giz no chão distantes cerca de 10 a 15 metros uma da outra. Dentro dele ficarão as bases, que são as latas ou garrafas.
À frente das bases ficam os rebatedores e atrás do limite das bases os lançadores, como mostra a foto abaixo.
O objetivo de cada equipe é disputar a posse do taco, pois só assim se consegue pontos.
Os lançadores devem tentar derrubar a base oposta com a bolinha, enquanto os rebatedores devem defender a base com o taco, rebatendo a bolinha.
Atenção ao fato de que quando a bolinha for lançada, os rebatedores deverão estar com o taco dentro do circulo da base e os pés fora do circulo.
Se o rebatedor acertar a bola, o lançador que a jogou corre para pegá-la. Enquanto, isso, os rebatedores correm entre as bases e batem os tacos quando se cruzam. Cada batida vale um ponto. Quer saber mais? Clica aqui!
Segundo o site Faz Fácil, pode ser jogado dessa forma:
O jogador escolhido inicia o jogo ficando em pé perto da linha central e arremessando a bola com força para queimar (isso é, atingir) um dos adversários; estes podem fugir da bola, desde que não saiam dos limites da quadra.
Também não se pode pisar nas linhas que demarcam a quadra; caso isso aconteça no time que está com a bola, os jogadores a perdem para o time adversário.
O objetivo é queimar o maior número possível de jogadores adversários, até não restar nenhum.
Se um jogador pegar a bola no ar, ele corre até a linha central e arremessa a bola para o outro time para queimar um adversário.
Mas se a bola cair no chão, o jogador mais próximo deve pegá-la e arremessá-la do ponto onde ela caiu.
O jogador queimado tem que ir para trás da linha que marca o limite final da quadra adversária – chamada de “prisão”, ou “cemitério”, e jogar a bola de lá para seu próprio time.
Se o jogador queimado conseguir queimar um adversário, ele pode voltar a jogar dentro da sua área.
Há uma versão simplificada em que o jogador queimado passa simplesmente a jogar no time adversário.
Vence o time que conseguir queimar todos os jogadores ou queimar a maior quantidade possível dentro do prazo previamente combinado. Pra saber mais é só clicar aqui.
Ouça a postagem:
Amei!!!♥️
ResponderExcluir