sexta-feira, 13 de agosto de 2021

AGOSTO, MÊS DO FOLCLORE

Ouça o áudio do post: 

Olá amigos do Baú!

E chegou Agosto, o mês do Folclore!!  




E lá vamos nós para mais uma viagem sobre nossa rica cultura brasileira!!

VOCÊ SABIA?


Segundo o site TODA MATÉRIA, o Folclore Brasileiro é o conjunto de expressões culturais populares que englobam aspectos da identidade nacional.

São exemplos mitos, lendas, brincadeiras, danças, festas, comidas típicas e demais costumes que são transmitidos de geração para geração.

O folclore brasileiro é bem diversificado e conta com atributos das culturas portuguesa, africana e indígena.

Apesar dessa riqueza, o folclore só começa a figurar nas narrativas oficiais a partir do século XIX.


Mas, o que é FOLCLORE?


O mesmo site nos conta que Folclore é o conjunto de manifestações culturais e tradicionais de uma região que, muitas vezes, foram aprendidas oralmente e sem formalismos, e transmitidas de uma geração para outra.

Sinônimo de cultura popular, o folclore é considerado a identidade social de um povo, porque um povo pode ser identificado através das suas tradições.

Nelas se incluem costumes, formas de cultivo, culinária, conhecimentos sobre chás, artesanato, histórias contadas pelos avós, formas de pensar, danças, canções para adormecer as crianças, brincadeiras.

Definir o que é folclore é um desafio para os folcloristas. Por isso, eles continuam realizando pesquisas com o objetivo de entender a sua amplitude. Só assim será possível promover a defesa desse patrimônio folclórico, conforme recomendação da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO).

Origem do folclore

A palavra folclore surgiu do aportuguesamento da junção das palavras inglesas folk, que significa “povo”, e lore, que significa “conhecimento”.

A expressão folk-lore foi usada pela primeira vez pelo folclorista britânico William John Thoms no dia 22 de agosto de 1846, data que, em 1951, foi escolhida para comemorar o Dia do Folclore no Brasil.

No início não se sabia ao certo o que deveria ser considerado folclore, questionando-se, por exemplo, se a culinária fazia parte do conhecimento popular. Ao mesmo tempo, o folclore era associado às pessoas mais pobres, uma vez que as manifestações culturais da elite eram associadas à cultura erudita.

Desde o início, estudiosos têm se dedicado a definir um conceito tão abrangente. Com o objetivo de promover estudos sobre o folclore, em 1878, William John Thoms participou da fundação da Folklore Society.

Motivados pelos estudos do folclore realizados em outros países, os intelectuais brasileiros se voltaram para o tema e, em 1947, foi criada a Comissão Nacional de Folclore.

O I Congresso Brasileiro de Folclore realizou-se nos dias 22 a 31 de agosto de 1951. No evento, foi apresentada a Carta do Folclore, um documento em que constavam recomendações sobre o tratamento que deveria ser dado ao folclore, em termos de pesquisa, educação, preservação, entre outros.

Em 1995, no VIII Congresso Brasileiro de Folclore, em virtude dos estudos realizados, foi apresentada uma releitura da Carta de 1951.

Para saber mais, clique aqui .

LIVROS DO BAÚ


Para celebrar esse mês tão rico em nossa cultura, chega mais um livro em nossa estante virtual - "Dez sacizinhos", da autora Tatiana Belinky com ilustrações de Roberto Weigand. 
Vocês já sabem: para assistir é só apertar o play aqui embaixo ou ir na seção 2021 da nossa Sala de Leitura Virtual, a Livros do Baú aqui ao lado.

 DEZ SACIZINHOS
 



Por hoje é só, pessoal!

Não se esqueçam de deixar um recadinho! Amamos saber o que vocês acham do nosso trabalho!

Até a próxima postagem! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por seu comentário. Seu comentário será publicado assim que possível.