quinta-feira, 11 de novembro de 2021

PRÓXIMA PARADA: REGIÃO SUL

Ouça a postagem: 

Olá seguidores do Baú! 

Esse bimestre, dentro do nosso projeto "Os Brasis que o Brasil não conhece", nossos alunos chegaram ao Sul do Brasil. Estamos estudando essa região tão importante e linda. Mas...

FONTE: https://s4.static.brasilescola.uol.com.br/be/2020/05/mapa-regiao-sul.jpg
VOCÊ SABIA?


Segundo o site Brasil Escola, a região Sul do Brasil tem como uma de suas características a forte presença europeia em seu processo de colonização e povoamento. Assim, possui traços europeus marcantes na arquitetura, na culinária, na população e até no clima, pois é a única do país cujos estados estão abaixo do Trópico de Capricórnio.
Devido ao clima, essa região atraiu muitos europeus durante os séculos XIX e XX, o que possibilitou um processo de colonização diferente de outras regiões brasileiras.

Estados da região Sul

Sendo a menor região em extensão territorial, o Sul do país abriga três estados que possuem economias bem diversificadas. São estados da região Sul e suas respectivas capitais:

Estados 

1) Paraná, capital Curitiba, gentílico paranaense. 

2) Rio Grande do Sul, capital Porto Alegre, gentílico Gaúcho ou sul-rio-grandense

3) Santa Catarina, capital Florianópolis, gentílico Catarinense ou barriga-verde

UM POUQUINHO DA HISTÓRIA DA REGIÃO... 


No início da colonização, a região Sul, por ser distante da capital do Brasil na época – Salvador –, não despertou interesse da coroa portuguesa. Depois, no século XVI, a ocupação iniciou-se no atual estado de Santa Catarina, destacando-se a vila São Francisco do Sul. No fim do século, em 1693, a capital paranaense, Curitiba, foi fundada.

Inicialmente, toda a região era ocupada por nativos, tendo sido os jesuítas os primeiros estrangeiros a chegar à localidade, incentivando a criação de gado e dando origem às missões com o objetivo de povoar o território e catequizar a população nativa.

No século XIX, durante o Brasil Império, foi estimulada a imigração estrangeira para garantir o desenvolvimento econômico de várias áreas do país. Na região Sul, os estrangeiros que chegavam, em sua maioria europeus, dedicavam-se à policultura, às pequenas propriedades e à criação de animais.

Os alemães foram os pioneiros, na década de 1820, colonizando áreas dos três estados sulistas. Os italianos chegaram depois e focaram sua moradia no Rio Grande do Sul, na região serrana, em cidades como Caxias do Sul e Bento Gonçalves.

No fim do século XIX, outras nacionalidades de europeus desembarcaram no sul do Brasil, dando início a uma intensa miscigenação europeia em solo brasileiro e transformando a região em um grande mosaico cultural de hábitos, costumes e alimentação da Europa.

Quer saber mais? Clique aqui

Agora, assista a uma lenda brasileira originada na Região Sul contada pela Turma do Folclore:

O NEGRINHO DO PASTOREIO



Por hoje é só!

Até a próxima!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por seu comentário. Seu comentário será publicado assim que possível.